#oprojeto

Rede Juventude de Atitude
Nascida de uma experiência envolvendo jovens de Belo Horizonte e da Região Metropolitana de BH, o projeto REDE JUVENTUDE DE ATITUDE é, atualmente, uma importante frente de produção midiática juvenil da Associação Imagem Comunitária (AIC). O projeto teve sua primeira edição em 2007 e, desde então, vem ampliando sua atuação junto a coletivos e grupos juvenis, nas mais diversas regiões de Minas Gerais.
A juventude que produz cultura precisa ser vista e reconhecida. Com essa idéia em mente, e com o intuito de multiplicar os espaços de diálogo e intervenção juvenil na mídia, que desenvolvemos o projeto que é dividido em três fases. Na primeira, é realizado um mapeamento de grupos e coletivos juvenis, na qual os grupos são mobilizados e articulados. Realizada essa etapa, têm início os processos formativos em linguagem audiovisual. Neste momento, os participantes são convidados a refletir sobre diversos temas que fazem parte do seu cotidiano, como acesso à cultura e à mídia, auto-representação e protagonismo juvenil. Na última etapa do projeto, os jovens participam da produção dos documentários, que são realizados de forma autônoma, reflexiva e criativa.
Desde sua criação, já foram realizadas quatro séries: Juventude de Atitude RMBH; Juventude de Atitude em Minas — I e II edições, e Juventude de Atitude Videoinvenção. Cada série tem um foco específico. Na edição RMBH, o objetivo era mostrar o trabalho de grupos culturais e como se articulam para conseguir implementar suas ações. Na edição Minas, o foco foi a preservação do patrimônio material e imaterial das cidades. Já, na edição Videoinvenção, a experimentação da linguagem e o mapeamento de novos grupos foram os principais objetivos projeto.
Hoje, as ações chegam a sete municípios do interior de Minas e envolvem os seguintes parceiros: Lei Estadual de Incentivo à Cultura de MG, Vivo, Lei Rouanet e Instituto Avon. Já foram produzidas dezenas de peças midiáticas, como documentários, animações, vídeo-poema, ficções, vídeos-experimentais e paisagens sonoras. As produções mobilizam centenas de jovens e são exibidas em circuito de rua e também na Rede Minas de Televisão.

Veja no mapa abaixo as cidades atendidas nesta edição:

[Clique na imagem e amplie a visualização]